Dia 24 de Dezembro foi consagrado pelo povo Yoruba como o dia de esclarecimento da divindade Èsù (também chamado de Exú), desta forma abraçamos o dia 24 de dezembro como uma data elucidar a todos os seres humanos a verdade sobre Èsù.

Ao contrário das religiões cristãs, judaicas e islâmicas, nós do Culto Tradicional Yoruba e do Culto de Umbanda Tradicional não acreditamos da figura do diabo e/ou satanás. Respeitamos a quem acredita neste ser espiritual, porém, nós acreditamos que nosso Deus, com todo o seu poder não pode ter inimigos, já que ele criou todos os seres animais, vegetais, minerais e os seres espirituais. Acreditamos que o Deus (Olodumare) criou os Orixás para trazer para a humanidade uma vida em harmonia, sendo Èsù o responsável por trazer esta harmonia no universo.
 
Afinal quem é Èsù ?

Èsù é a divindade criada por Deus como o grande mantenedor da ordem, organização, disciplina e justiça entre os homens. É o inspetor de todos os rituais, sendo diretamente responsável por levar até o destino, todas as oferendas às demais divindades, Èsù é o elo de ligação do mundo material e espiritual (Aiyê e Orun) , promovendo o bem-estar dos seres humanos. Mensageiro dos Orixás, Èsù nos traz as bênçãos de Olodumare e dos Orixás e representa a mais pura expressão da verdade, por esta razão muitas vezes é incompreendido, pois a sua verdade é diferente da nossa verdade, por esta razão há um proverbio yoruba que diz “Aquele que fala a verdade é inimigo dos seres”.
Èsù é o grande responsável pelo equilíbrio da natureza humana, corrigindo o homem que carrega o que chamamos de mau Ori.
Comparar Esù com o diabo ou satanás é um equívoco. Somente pessoas que não conhecem o Culto aos Orixás e as religiões de matriz africana cometem esse erro, o que promove o preconceito velado a todos os fiéis e devotos de Orixá.

Èsù não é Satanás
Èsù is not Satan
Èṣù kìí ṣe Sátánì.
 

Topo