Orixá masculino, de origem Ioruba (nagô) bastante cultuado no Brasil, onde costuma ser considerado uma das divindades mais importantes do panteão africano. Segundo o texto do Centro Cultural Oduduwa, Oxalá é conhecido por muitos nomes na África; Òrìsànlá (Grande Orixá, Rei que é Grande); Òrìsà-àlá (Orixalá, Orixá da Pureza); Obàtálá (Rei em vestes brancas ou Rei da Pureza); Atérerekáyé (O que se expande por toda a extensão da terra); Elédá (Construtor); Alábaláse (Regente que empunha o cetro, símbolo da autoridade divina); Ibìkéjí Èdùmàrè, (Representante de Olodumare); Osàlùfon (Orixá da paz do reino de Ifón); Ògìrìyán (Aquele que se alimenta de iyán, inhame pilado); Òrìsà funfun (Orixá branco, Orixá limpo); Aládé séséefun (Rei cuja coroa é confeccionada com séséefun, miçangas brancas); Òrìsà Ifè (Orixá da cidade de Ifè).

 

De texto da Sociedade Espiritualista Mata Virgem expressa muito claramente a representatividade desta divindade

"... Oxalá não tem mais poderes que os outros nem é hierarquicamente superior, mas merece o respeito de todos por representar o patriarca, o chefe da família. Cada membro da família tem suas funções e o direito de se inter-relacionar de igual para igual com todos os outros membros, o que as lendas dos Orixás confirmam através da independência que cada um mantém em relação aos outros. Oxalá, porém, é o que traz consigo a memória de outros tempos, as soluções já encontradas no passado para casos semelhantes, merecendo, portanto, o respeito de todos numa sociedade que cultuava ativamente seus ancestrais. Ele representa o conhecimento empírico, neste caso colocado acima do conhecimento especializado que cada Orixá pode apresentar: Ossâim, a liturgia; Oxóssi, a caça; Ogum, a metalurgia; Oxum, a maternidade; Iemanjá, a educação; Omolu, a medicina - e assim por diante. O seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.

 

Oxalá é sinônimo de fé. Ele é o Trono da Fé que, assentado na Coroa Divina, irradia a fé em todos os sentidos e a todos os seres.

 

Oxalá é Jesus ?

 

A imagem de Jesus Cristo é figura obrigatoriamente em lugar de honra em todos os Centros, Terreiros ou Tendas de Umbanda, em local elevado, geralmente destacada com iluminação intencionalmente preparada, de modo a conformar uma espécie de aura de luz difusa à sua volta. Homenageia-se Oxalá na representação daquele que foi o "filho dileto de Deus entre os homens"; entretanto, permanece, no íntimo desse sincretismo, a herança da tradição africana: "Jesus foi um enviado; foi carne, nasceu, viveu e morreu entre os homens"; Oxalá coexistiu com a formação do mundo; Oxalá já era antes de que Jesus o fosse.

 

Oxalá, assim como Jesus, proporciona aos filhos a melhor forma de praticar a caridade, isto é, dando com a direita para, com a esquerda, receberem na eternidade e assim poderem trilhar o caminho da luz que os conduzirá ao seu Divino Mestre."

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