Ifá-Orumilá, a divindade oracular dos iorubás representa na essência o destino humano e é respeitado e cultuado por sua sabedoria, enquanto Orumilá representa a divindade e Ifá  representa tanto a divindade quanto ao sistema divinatório que é utilizado pelos babalàwos (pais do segredo) que se utilizam dos itans (poemas de Ifá) em seus jogos divinatórios.

Existem diversos poemas e em alguns deles há relatos sobre a presença de Ifá na vinda do ser humano à terra. Ifá-Orumilá é o único presente no momento do nosso nascimento e por esta razão é o único que conhece o nosso odú de nascimento ( energia sideral que assinala a nossa predestinação na terra)  e portanto, o único que pode nos orientar sobre como conduzir melhor nossa vida.  Quando há o processo de iniciação em Ifá, o iniciado recebe a revelação do seu odú, fornecida pelo babalawos através de sua ritualística e desta forma, o iniciado tem acesso as informações sobre aquilo que será mais favorável e desfavorável em sua vida, a isso chamamos de ewòs, ou interdições/proibições, são regras de conduta comportamental e por vezes alimentar que ditam a energia do iniciado em sua vida na terra.

A iniciação em Ifá é feita exclusivamente por babalawos que são preparados por longo tempo ( no mínimo 16 anos) e são os únicos preparados para revelar a palavra de Ifá aos seus devotos, orientando como viverem na terra diante do seu destino.

Ao contrário do que muitos pensam, odú não se despacha. Temos visto muitos sacerdotes falando que devem despachar odú de uma pessoa por que ele é ruim. Isso não procede na cultura Yoruba. O odú de nascimento acompanha a pessoa desde o início ( seu nascimento), até o fim ( sua morte). Na essência todos os odús tem aspectos positivos e negativos, contudo não podemos afirmar que uma pessoa com determinado odú tem um odú ruim. O iniciado em Ifá conhece seus pontos fortes e seus pontos fracos e sendo assim, com o auxílio de seus sacerdotes e fazendo uso de rituais, consegue melhor seu destino aqui na terra, evitando aquilo que lhe faz mal e maximizando aquilo que lhe faz bem.

Realizamos em nossa família espiritual, iniciações no Culto à Ifá com Babalàwo vindo diretamente de Ilè Ifè.

 

Topo