Exús guardiães não representam o diabo, conforme descrito em  "Orixá Esú" neste site.

Exús de Falange não podem ser confundidos com Esù Orixà, enquanto orixá é uma divindade ligada ao Deus diretamente, os Exús de Falange representam espíritos que trabalham nas Calungas ( mar, cemitérios, matas, rios, etc), encruzilhadas e outros campos de vibração. Podemos chamar os Exús de Falange como os grandes cumpridores das questões cármicas. Se " Xangô é o juiz que aplica a pena, Exú é o Oficial de Justiça, aquele que prende e solta o réu", aquele que pune ou liberta. Em razão do seu caráter muito parecido com o ser humano, Exú não é totalmente mal e não totalmente bom. Tudo depende de sua intenção para com o seu semelhante e sua atitude diante da vida. Os Exús Guardiães são os grande aplicadores cármicos acelerando o que é ruim e o que é bom. É muito comum para as pessoas que passam por consultas dos Exús observarem profundas mudanças e suas vidas. Muitas destas mudanças podem parecer em primeiro momento como mudanças ruins, mas a medida que o tempo passa com certeza observarão que estas mudanças que anteriormente eram julgadas como ruins, apresentam-se como positivas em seu destino. Quem respeita Exú torna-se seu protegido, àqueles que o desprezam sofrem suas consequencias.

Exú faz o certo pelo errado e usa o errado como certo, este princípio é o fundamento do trabalho de Exú. Os Exús Guadiães também conhecidos como Exús Coroados não se prestam a fazer o mal. Como grandes conhecedores das questões carmáticas jamais arriscaram as sendas de seus trabalhos para este caminho. Àquele que usa a força de um trabalho para prejudicar outrem, na verdade tem um dedo apontado para o mal e três dedos apontando contra ele mesmo. Este é o princípio da Lei do Retorno, tudo aquilo que você deseja para o outro, retorna a você no mesmo grau ou intensidade.

Quem tem a proteção de Exú não faz o mal a ninguém por uma única razão, tem ao seu lado o grande vigilante cármico que devolve a sua origem todo o mal emanado.

O que se vê em muitos cultos como pseudo exorcismos não são a presença de Exús, mas sim ( quando realmente há obsessores) kiumbas, espíritos caidos que se prestam a fazer o mal.

Laroyê Exú !

 

Topo