Erês são espíritos que trabalham em sua grande maioria na linha das Almas (Pretos Velhos). No processo evolutivo a maior parte desencarnou ainda criança e optou pela continuidade em sua linha evolutiva mantendo as características de crianças. São espíritos doces, singelos e muito amorosos. Esta doçura não deve ser entendida como ingenuidade, pois a IBEIJADA é muito esperta. Principalmente tratando-se de desmanchar demandas. Os Erês atendem aos nossos pedidos e trabalham incessantemente na limpeza espiritual daqueles mais próximos a Eles.

Não devemos confundir Erês com o Orixá IBEIJI. Erês são entidades que servem de intermediários entre os Orixás dos médiuns, o Orixá IBEIJI tem sua própria força de atuação. A saudação IBEIJADA! aos Erês, é uma homenagem ao Orixá. Apesar de entidades distintas, IBEIJI como Orixá que é, tem sua atuação energética juntos aos Erês.

O papel dos Erês nas giras é de extrema importância, pois atuam fortemente no campo energético da Casa de Axé, dos médiuns e da assistência. Os Erês atuam como intermediários dos Orixás e manifestam-se através de seu Axé. Sua comunicação é direta e vai ao encontro do que o assistido precisa sem delongas ou meio termos. Muitas vezes nem precisamos falar o que precisamos, as "crianças" vão direto ao ponto. Apesar de toda a festa que é comum na chegada dos Erês num terreiro, devemos tratá-los com respeito e atenção. O "entrar na festa" é muitas vezes entendido como sinal de desrespeito pelos Erês, portanto, quando for a uma Casa de Axé para conversar com as "crianças", mantenha o respeito e a postura. A gira é D'Eles e não sua.

Nas giras os Erês gostam de tudo o que uma criança gosta balas, pirulitos, brigadeiro, beijinho, bolos em geral e refrigerantes. Além das comidas, os Erês gostam de brinquedos, chupetas, chocalhos, etc...

Na Umbanda a maior festa dedicada aos Erês é a Festa de Cosme e Damião, comemorada no dia 27 de setembro.

 

Para oferendar os Erês, prepare dois pratos de doces, siga sua intuição e prepare os doces que você mais gosta preferencialmente os doces feitos por você (caso não possa fazer, você pode comprar os doces que mais gosta prontos), pois tem a sua energia, coloque nestes pratos os doces sempre em número impar, 1, 3, 5, 7, 9, etc. Compre duas garrafinhas de refrigerante pequenas (compre aqueles que você mais gosta). Procure uma praça que contenha um playground e deposite no lugar mais bonito os pratos com os refrigerantes ao lado. Se puder, acenda uma vela azul clara e uma rosa ao lado de cada oferenda e peça aos Erês aquilo que precisa. Uma vez o pedido atendido, faça outra oferenda de agradecimento.

Lembre-se que toda a oferenda feita a Orixás e Entidades deve ser validada por seu Sacerdote ou Dirigente Espiritual da Casa de Axé que você frequenta!

 


 

 

 

Topo