São espíritos  que em vida trabalharam com gado em fazendas, sítios e outras áreas, normalmente entram nas giras carregando o seu axé com a lembrança de seus modos e costumes como no passado. Usam cantigas que arremetem ao trabalho duro no campo e vida simples das fazendas. O principal axé desta corrente é a força de vontade, determinação e busca pela sobrevivência em ambientes adversos. Devemos lembrar as dificuldades que estes espíritos enfrentam para ter uma vida melhor e abundante.

O Boiadeiro representa a essência do sertão, dos seus costumes e hábitos. Representam o determinação, foco, paciência e perseverança diante de qualquer adversidade. Os seus atendimentos são normalmente rápidos, assim como rápidos são os seus efeitos, transmitindo ao assistido o seu axé, uma verdadeira injeção de ânimo diante de qualquer problema, visto que a bravura é um traço marcante de sua personalidade.

O dia de culto aos boiadeiros é a quinta feira, ele apreciam bebidas fortes como cachaça com mel de abelha, vinho e outras bebidas. Gostam de cigarros. cigarro de palha e charutos e gostam muito de  carne de boi com feijão tropeiro, feito com feijão de corda ou feijão cavalo. Outra comida muito apreciada que também pode ser oferendada é  abóbora junto com farofa de torresmo. Quando são realizadas oferendas, pode se oferendar pedaços de fumo e cigarros de palha.

A saudação para os boiadeiros :  “Getruá Boiadeiro”, “Xetro Marrumbaxêtro”

 

 

 

Topo